28/04/2014

Cinecittà e o cinema italiano.

Hoje é aniversário da Cinecittà. 77 anos!
Cinecittà é onde estão os estúdios cinematográficos italianos, onde foram girados mais de 3000 filmes até hoje.

É uma sociedade, em sua maioria privada. Ocupa uma área de 40 hectares aqui em Roma. 
São 22 estúdios de gravação além de outras estruturas de apoio.
"Filha do fascismo", Cinecittà foi construída entre 1936 e 1937, com o objetivo de alavancar a produção cinematográfica italiana, enfraquecida pelas mega produções americanas, outro objetivo na época é que o cinema também servia também como meio de propaganda do governo.
No mesmo ano da inauguração foram produzidos 19 filmes, entre eles o famoso "Il feroce saladino" de Mario Bonnard. Em 1940 foram girados 48 filmes e em 1942 foram 59. Em 1943 caiu a produção e foram só 25 filmes concluídos. Neste mesmo ano mais de 1200 funcionários da Cinecittà foram demitidos, e assim, o cinema fascista italiano se transferiu para Veneza nos pavilhões da Bienal.
Com o fim da guerra, somente a partir de 1947 (3 anos após a libertação de Roma) é que Cinecittà foi voltando às atividades cinematográficas, para enfim, nos anos 50 ter o seu "boom", tornando-se um mito, chamada até de a "Hollywood sul Tevere". Além de produções italianas, também eram produzidos ali filmes americanos e de outros países.


Naquela época, esse "boom" foi de grande importância econômica para a cidade de Roma (que era ainda uma cidade pequena, com pouco mais de 1 milhão de habitantes).
A partir do fim dos anos 60, com o crescimento das produções televisivas, Cinecittà volta a perder mercado e entra na crise da indústria cinematográfica.


Com cara de "abandonada", Cinecittà ainda abriga algumas produções, principalmente televisivas, que inclui a casa do "Grande Fratello", o Big Brother italiano.

É possível fazer visita aos estúdios e a "cidade cenográfica" de Cinecittà.

Uma prévia você vê aqui neste video:


Para saber mais visite o site do Cinecittà.

Visitar Cinecittà está na lista das coisas que ainda preciso conhecer aqui em Roma.

Baci a tutti!



*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)