10/03/2014

Roma - Via Appia Antica

Passamos um domingo delicioso de sol conhecendo um maravilhoso lugar, um mergulho na história, a Via Appia Antica.
A Via Appia Antica é uma antiga rua romana, que ligava Roma a Brindisi, na Puglia (sul da Itália). Brindisi tinha o mais importante porto que ligava à Grecia e oriente médio no mundo da Roma antiga.



História
Sua construção iniciou-se no 312 a.C. e somente em 190 a.C sua construção foi finalizada até Brindisi. 
Em 71 a.C, 6.000 escravos se revoltaram, sob a liderança do famoso Spartacus. Após a captura e morte do escravo, todos os rebeldes eram , por sua vez capturados e crucificados ao longo da estrada até Pompéia.
A estrada foi renovada e ampliada durante o reinado dos imperadores Augusto, Vespasiano, Trajano e Adriano.
Após a queda do Império Romano do Ocidente , a estrada caiu em desuso por um longo tempo, até que o Papa Pio VI ordenou a sua recuperação e volta no negócio.
Do porto de Brindisi, Federico II partiu na direção da Terra Santa na Idade Média, a Appia tornou-se a Via Traiana, a rota das cruzadas.A estrada esquecida durante séculos e foi redescoberto durante o período renascentista.
Grandes trechos da estrada original foram preservados até hoje, e alguns ainda são usados ​​para o tráfego de automóvel (por exemplo, perto de Velletri). Ao longo do lado da estrada mais próxima a Roma pode-se contemplar inúmeros túmulos e catacumbas romanas das primeiras comunidades cristãs.
Nos anos 50 e 60, ao longo do trecho urbano da estrada, foram construidas mansões exclusivas que se tornaram propriedades da alta sociedade romana.




Construção
A estrada foi construída com habilidade e precisão digna dos melhores engenheiros modernos o suficiente para ser viável em qualquer tempo e meio graças ao pavimento que cobria. A presença de grandes pedras lisas que se encaixavam perfeitamente, permitiu a circulação em qualquer condição meteorológica.
Era uma nova técnica revolucionária, e foi a partir de uma tal inovação que a República e o Império Romano poderia construir a vasta rede de estradas do mundo romano . Quase sempre em linha reta, com cerca de 4,1 metros (14 pés romanos) de largura, uma medida que permitiu que o movimento em ambas as direções, flanqueado de cada lado por crepidines (calçadas) para o passagem de pedestres, a Appia logo ganhou o título de rainha das estradas (viarum queen) . 

O Parque
Atualmente existe o Parco Naturale Regionale Appia Antica, que tem 3500 hectares, instituido em 1988, compreende Roma e as cidades de Marino e Ciampino. 
É possível alugar bicicleta por 4 euros a hora, e assim percorrer todo o trecho pertencente ao parque e que é fechado para carros. 
Ou então, fazer um passeio à pé, curtindo a paisagem e todos os traços de história ao longo da famosa estrada. 
Para saber mais sobre o parque, clique aqui. 
Ao longo da Via Appia Antica, estão alguns museus aqueológicos e catacumbas (como a de São Calisto e de São Sebastião) a serem visitadas.


Apesar de ser fora do centro, é de super fácil acesso e vale super a pena, até pra quem é turista.
Recomendadíssimo!

Baci a tutti.  




*Vem pra Itália e quer reservar os hotéis nas cidades que for visitar, de uma maneira fácil, barata e segura? Clique aqui.


3 comentários:

  1. Carla,em alguns meses vou ir para italia,e gostaria de saber uma coisa...rsrs meio boba,sou muito ligado a musica e queria saber oque voces tem ouvido por ai de musica(ingles)ex:rihanna,beyonce,mileycyrus S2,e entre outros,se vc puder me responda,seu blog e otimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. provavelmente os mesmos sucessos que tem estourado no Brasil. Procure radios italianas online, pra saber o que tem sido tocado por aqui.

      Excluir
  2. Ai que passeio legal, Carla!!
    Com o sol, melhor ainda! Eu adoro essas ruas antigas daqui, cada cantinho tem uma coisa diferente e cheia de història. =)

    Obrigada por compartilhar a Via Appia Antica.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)