12/10/2010

Lettere a Giulietta - Verona



         Baixei e assisti ao filme “Cartas para Julieta”, no filme, Sophie (Amanda Seyfried) trabalha como checadora na redação da revista The New Yorker e busca uma oportunidade para mostrar seu talento também como escritora. Ela e seu noivo Victor (Gael García Bernal), um cheff, viajam para Verona para uma pré Lua de Mel. Uma vez na Itália, a jovem americana encontra as Secretárias de Julieta, senhoras que respondem as cartas de mulheres apaixonadas. Abre-se, então, um mundo extremamente romântico, onde o amor sempre volta, mesmo que tenha se passado mais de 50 anos.




        Romântica como sou, chorei até! História comovente, roteiro com fórmula certeira, claro. Mas me interessei principalmente por ser passado na Itália, percorrendo Verona, Siena e outras lindas cidades e pelo fato das cartas deixadas na casa da Julieta, e fui procurar saber se isso realmente ocorre.

        Encontrei o site “Il club di Giulietta”, este que é um grupo de voluntários que promove espetáculos, atividades em nome da heroína de Shakespeare. E, como no filme, existem as secretárias, que respondem às cartas enviadas por pessoas apaixonadas, pedindo conselhos à Julieta.

         Na casa de Julieta, em Verona, há uma exposição permanente destas cartas escritas desde a década de 30. E desde 1993, anualmente, ocorre um concurso elegendo a carta mais bonita, é o prêmio “Cara Giulietta”. Muito interessante né?


         Existe uma estátua de bronze da Julieta, e segundo a lenda, para encontrar o amor verdadeiro as mulheres devem passar a mão no seio direito da estátua.




         Com certeza, Verona está no meu roteiro de viagem, e claro, vou escrever uma carta para Julieta. E passar a mão no seio direito dela, agradecendo pelo amor verdadeiro. hahaha. E eu ficaria fora dessa? rs

         La casa di Giulietta funciona todos os dias. Há cobrança de ingresso para a visita no interior da casa, mas todo 1º domingo de cada mês, a entrada é apenas 1 Euro. Mais informações no site da comune di Verona pelo link.

           E, faltam praticamente 11 dias! Cada dia mais ansiosa.... imaginam?

Um comentário:

  1. Amei o filme, e me despertou uma vontade enorme de conhecer Verona, estarei na Itália em abril, quem sabe sobra um tempinho para eu fugir até lá!.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Seu comentário será publicado após a aprovação. :)